segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A vaca voadora


Edy Lima nasceu no Rio Grande do Sul e viveu muitos anos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ganhou vários prêmios importantes como o Jabuti, o da Associação de Críticos de Arte, o do Serviço de Teatro. O livro a Vaca voadora foi publicado pela editora Global e está na sua 32ª edição.

Lalau, um menino de seis anos, não podia imaginar quando foi morar com suas tias que sua vida seria uma grande aventura.Tia Quiquinha vivia fazendo experiências em seu laboratório cercada de potes e vidros. Era capaz de transformar ovos comuns em ovos de ouro, conversar co gnomos, fazer uma vaca voar com seu poderoso elixir de levitar.
O narrador é 1ª pessoa (Lalau) pois ele participa dos fatos.
A vaca voadora. Ela era grande e pesada.
Não tinha personagem que era adversário ou competidor da vaca.
O lugar onde ocorre a história é na casa das tias de Lalau, que era grande velha e aconchegante.
A história acontece mais ou menos em três dias.
O título à vaca voadora tem esse nome, pois na história a vaca havia tomado o elixir de levitar e começou a voar ganhando fama de vaca voadora.

Introdução:
A história começa quando Gumercindo traz a vaca de presente para sua tia. Ele resolveu dar a vaca de presente para as tias, pois se sentia culpado pela morte de Aniceta, que morreu de rir quando Gumercindo lhe pediu em casamento.

Clímax:
Tia Quiquinha vivia fazendo experiências: transformava ovos normais em ovos de ouro, conversava com gnomos... Quiquinha também tinha inventado o ´´elixir de levitar``, e então Maricotinha teve uma ideia: como a vaca não passava pela porta, pois era mais larga do que a porta e resolveram dar-lhe o elixir de levitar.
Lalau subiu na vaca e saiu voando montado nela. Mas o elixir de levitar durava pouco e logo Lalau voltou para a Terra.A vaca despencou no telhado da casa das tias e quebrou a perna esquerda e, com muito esforço, foi trazida para a sala.
Sem muita cerimônia, ela mastigou e engoliu todos os retratos de Aniceta.
Tia Quiquinha, então, teve uma brilhante idéia: para recompor as fotos era necessário tirar umas radiografias da vaca. Mas o que eles não sabiam era como fazer a vaca passar pela porta estreita. Então eles decidiram chamar os marceneiros para alargarem a porta.
Chegaram os marceneiros e tia Quiquinha falou o que eles haviam de fazer.
A noite haveria a festa de Gumercindo e tia Quiquinha estava fazendo os doces.Quiquinha mandou Lalau e os gnomos entregarem os convites.Então eles convidaram alguns familiares, o índio e as pessoas do circo.
Na festa tia Quiquinha fez um truque: colocou Zeca e Chico de castigo lá em cima do telhado.

Desfecho:
Eles convidaram Poiranga para morar com eles e ele foi dormir do lado de fora como era o seu costume.
No dia seguinte choveu tanto que quando a água chegou até onde a vaca estava ela se levantou, mancava um pouco, mas já conseguia ficar em pé.E todos ficaram contentes.
Observação não houve conflito.
Comentário crítico da história:
A história é feita de pura fantasia e imaginação, pois transformar ovos normais em ovos de ouro, conversar com gnomos ou até mesmo dar elixir de levitar para uma vaca e fazer a mesma voar é algo que só acontece na imaginação.
Podemos comparar essa história aos contos de fadas, onde há bruxas que se transformam em fadas, príncipes em sapos e assim por diante.
Mas ao mesmo tempo a história envolve o leitor com o drama da vaca, os palpites das irmãs em suas ações, as trapalhadas de Gumercindo e as intervenções de Lalau.
A história é feita de pura magia, de situações fora da realidade, mas que ao mesmo tempo encantam o leitor e o levam a viajar pelo mundo da imaginação. Este livro, quase no final, com a chegada do índio Poiranga, inicia uma outra história, fato que não é comum nos livros.Porém, situações como essas jamais podem acontecer na vida real, só mesmo na imaginação.

Um comentário: